Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2014

UrbanSketching - a complete guide

Imagem
   Urban Sketching: The Complete Guide to Techniques é um livro   escrito por  Thomas Thorspecken     e que teve o contributo de um grupo de  Urban Sketchers   internacional. O livro é um guia essencial para aqueles que querem saber mais e aprender todas as dicas sobre urban sketching. Thanks, Thomas  Thorspecken for giving me the opportunity of contribute in this great boo k, and congrats for the great job! Este foi o meu contributo para o livro: Caderno em fole com um desenho da praia de Carvoeiro  em Lagoa. Caderno em fole com um desenho da praia da Rocha  em Portimão, este caderno esteve exposto no turismo de Portugal   aqui  . Podem ver uma analise do livro no   Parkablog . Thanks again, Thomas  Thorspecken !

Casas de pescadores em Ferragudo

Imagem
Depois de ter feito um primeiro desenho desta zona de Ferragudo , junto à praia Grande, há uns meses atrás,  num impulso, decidi fazer um segundo desenho do mesmo local, mas com uma técnica e expressividade diferente, o que foi bem divertido!   Sailor Desk Fountain pen  extra fina e aguarela. Estes contentores eram usados e em alguns casos ainda são, para guardar o material de pesca dos pescadores da zona de Ferragudo, mas  com o agravar das dificuldades financeiras na zona, muitos deles passaram de arrumos a casas de habitação.  Apesar da excelente vista sobre o rio Arade, as condições em que estas pessoas vivem hoje em dia, faz lembrar as mesmas  dos bairros de lata existentes em África ou na América Latina, situações que se tentaram acabar durante os anos 90 em Portugal e que parecem estar de volta. Pentel Pocket Brush Pen e lapis de cor.

3ª formação da FEC - Fátima

Imagem
Estes foram os desenhos, ( também os meus apontamentos), realizados durante a 3ª formação da FEC de voluntariado missionário em  Fátima, que tinha como tema: Missão,Culturas e Religiões. Falou-se sobre a definição de incultura, e deram-se diversos exemplos...  Quando o Frei José Nunes era missionário em África este contou que doaram da Europa uma serie de enxadas, ( desenho no quadro mais escuro) para que pudesse ser mais fácil trabalhar a terra e ajudar no desenvolvimento da agricultura na zona, mas como quem doou não conhecia a realidade local, o que aconteceu foi que as enxadas doadas eram inúteis, pois quem trabalha a terra em África é a mulher, por isso as enxadas na zona tinham outras características,  dois cabos mais curtos, eram mais pequenas e leves, para que a mulher pode-se  usar as duas mão mais facilmente e ao mesmo tempo carregar os seus filhos mais pequenos enquanto trabalhava, ou  trabalhar, enquanto estava grávida... ...a fundamentação bíbli